quarta-feira, 17 de outubro de 2012

UM ANO DEPOIS, COMO ANDA A INVESTIGAÇÃO DA POLÍCIA FEDERAL NO CASO PESCADORES DE AQUÁRIO?

Já faz mais de um ano, que a polícia Federal  realizou apreensões  de documentos, pen driver´s, e computadores na colônia de pescadores Z-41, em Conceição do Lago Açu (Ma), como publicou o Jornal Pequeno do dia 06 de Outubro de 2011.

veja abaixo: matéria do jornal pequeno


Policiais federais cumpriram, na manhã de terça-feira (4), mandados de busca e apreensão na Colônia de Pescadores Z-41, em Conceição do Lago-Açu (a 312 quilômetros de São Luís). Foram apreendidos na colônia documentos e computadores, que serão periciados para o levantamento de provas que farão parte da investigação que a PF leva a cabo sobre a farta distribuição de carteiras de pescadores a pessoas estranhas à atividade em vários municípios maranhenses.
Denúncia sobre os chamados 'pescadores de aquário' de Lago-Açu foi publicada no caderno especial JP na Estrada, do Jornal Pequeno, em abril deste ano.

A colônia e Pecadores z-41, visitada pela Polícia Federal

Diretores da própria Colônia Z-41 – dirigida por Lindalva Teixeira dos Santos, irmã da prefeita Marly dos Santos Sousa Fernandes (PSL) – contaram ao JP que estavam indignados com as inúmeras irregularidades ocorridas na entidade.
Segundo os diretores, até um vereador – Alcimar da Rocha Mota (o 'Mazinho', do PSL) – teve uma carteira de pescador emitida em seu nome, sem nunca ter exercido a atividade.
Outros 'pescadores de aquário' seriam a mulher de um fazendeiro, um vaqueiro, a dona de um comércio de material de construção e dezenas de agricultores dos povoados de Olho d’Água, São José do Aterrado e Envira
O JP apurou que perto de 3 mil pessoas efetivamente vivem da atividade pesqueira em Conceição do Lago-Açu, mas a Colônia Z-41 tem cadastrados perto de 6 mil pescadores. Há suspeita de uso eleitoreiro da concessão indiscriminada de carteiras, para obtenção fraudulenta do seguro-defeso.
Em menos de três anos, o número de carteiras de pescador dobrou no Maranhão, saltando de 45 mil para 90 mil.
(Oswaldo Viviani)

 Desenrolar do Processo:   Muito pouco sabe-se até agora sobre o caso, o processo tramita em segredo de justiça, por isso a dificuldades para obter maiores informações, o que se espera é que o processo não caia no esquecimento ou até mesmo no congelamento como o caso da prestações de contas da Prefeita Marly Sousa, ano: 2009 , que foi rejeitada pelos analistas do TCE - Tribunal de Contas do Estado.
Um vasto número de irregularidades foram encontrados na prestação de contas ano 2009 da Prefeita de Conceição do Lago Açu, Marly Sousa, rejeitada pelos analista do TCE.
 As contas do ano de 2009 da Prefeita de Conceição do Lago Açu,  nunca foram submetidas ao  pleno, votação para decidir o rumo das irregularidades cometidas , que na maioria dos casos leva a inlegibilidade.
Diante da vista grossa feita pelo TCE - órgão estadual responsável pelas análises  de prestações de contas de gestões públicas no estado, nos fazemos as seguinte pergunta:

Será que o dedo de algum poderoso do estado, tem de certa forma atrapalhado as investigações tanto no caso da colônia de Pescadores Z-41, como também no caso da rejeição de contas de Marly Sousa No Tribunal de Contas do Estado?

Humm isso tá cheirando a engavetamento de processos!