sexta-feira, 15 de junho de 2012

VERGONHA MUNICIPAL!

EDUCAÇÃO PEDE SOCORRO!



ESCOLA DO POVOADO CENTRINHO FUNCIONA EM TAPERA!



Estivemos no povoado centrinho no município de Conceição do Lago Açu (MA), aonde constatamos o descaso com que os administradores municipais tratam o município.


O povoado que têm aproximadamente 47 moradias, vive assolado com problemas graves como principalmente a falta de um prédio próprio para o funcionamento da escola do povoado. Os alunos ficam expostos a ações do tempo e os professores que lecionam no povoado reclamam da falta de estrutura as que são submetidos os alunos e os próprios profissionais da área. Há quase uma semana os alunos não recebem a merenda escolar, como todos sabemos, serve como complemento e incentivo aos alunos para a freqüência escolar destacou um dos professores que não quis se identificar.


(FUNDEB) - fundo  Nacional de Desenvolvimento da Educação


 O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) atende toda a educação básica, da creche ao ensino médio. Substituto do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), que vigorou de 1997 a 2006, o Fundeb está em vigor desde janeiro de 2007 e se estenderá até 2020. 

 
 A destinação dos investimentos é feita de acordo com o número de alunos da educação básica, com base em dados do censo escolar do ano anterior.


CONTRASTE:  A situação da maioria das (taperas) ou seja escolas improvisadas nos povoados, não condizem com a realidade dos recursos repassados pelo Governo federal para o município de Conceição do Lago Açu (Ma).


O município já recebeu de janeiro de 2009 á junho de 2012, o montante de R$ 17.493.435,15 (Dezessete Milhões, Quatrocentos e Noventa e Três Mil, Quatrocentos e Trinta e Cinco Reais, Quinze centavos) de repasses através do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), nos quais 60% da receita deveriam ser gastos com pagamento de pessoal e os outros 40% restante, deveriam ser gastos com a Infraestrutura das  instalações escolares e treinamento e capacitação dos profissionais da área.

 



FUNDEB
ANO 2009 
5.352.968,12
                                                                                                                                                                                                                                              
FUNDEB 
ANO 2010
5.310.805,36

FUNDEB
ANO 2011 
8.669.106,62

FUNDEB
jan/jun 2012 
3.513.523,17
                                                                   
                                                                       TOTAL       17.493.435,15




FRENTE DA TAPERA AONDE FUNCIONA
ESCOLA IMPROVISADA  NO POVOADO
CENTRINHO

 ÁREA INTERNA DA TAPERA ONDE OS  ALUNOS
RECEBEM  AS AULAS NO POVOADO CENTRINHO
TAPERA ONDE FUNCIONA A ESCOLA 
IMPROVISADA  DETALHE NO LOCAL 
FUNCIONAVA UM SALÃO DE FESTAS

 ALUNOS NÃO TÊM INFRA-ESTRUTURA

OS  PEQUENOS ALUNOS A UMA SEMANA NÃO
TEM MERENDA ESCOLAR
 AO FUNDO ALUNOS BEBEM DA ÁGUA QUE
TRAZEM  DE SUAS CASAS