
Aconteceu hoje (19) o encontro do movimento Fóruns e Redes da Cidadania, em Conceição do Lago Açu (Ma). O movimento foi criado principalmente no intuito de fiscalizar desvios de recursos em municípios.
A entidade vêm realizando auditorias Populares em obras públicas – inacabadas e/ou abandonadas, algumas até inexistentes, recursos oriundos de convênios entre as Prefeituras Municipais e Governo Federal.
Em várias cidades já foram feitas essas atividades, de forma preliminar, para identificar a obra pública objeto da denúncia popular, constatando-se, por um lado, um grande desvio e malversação do dinheiro público, por outro, a falta quase que completa de fiscalização dos órgãos responsáveis.
Objetivos da ação popular: mostrar aos órgãos federais (CGU, TCU, MPF e PF) o tamanho do rombo nos convênios federais, as consequências resultantes e a dor e o sofrimento que provocam na vida da população.
Em Conceição do Lago Açu (Ma), o ato contou com a participação de líderes comunitários, funcionários públicos, pescadores, trabalhadores rurais, donas de casas, enfim, mais diversos segmentos da sociedade.
Algumas representações, se deslocaram da zona rural do município. Já a participação da representação política no ato, ficou limitada na participação do vereador Idelfonso Ferreira, o único mandatário do município a comparecer no movimento.