Aconteceu ontem (29), na cidade de Conceição do Lago Açu (MA), o primeiro movimento #VEMPRARUA . A organização do movimento tentou ao máximo vetar a participação de políticos e simpatizantes partidários.
O protesto seguiu de maneira pacífica pela rua principal de Conceição do Lago Açu (MA), acompanhado de perto pela guarnição da polícia militar.
Dados oficiais repassado pela polícia militar , dão conta de que, pelo menos 500 pessoas compareceram ao ato.
O ato foi realizado por estudantes, servidores públicos municipais, e demais classes trabalhadoras, que entoaram durante o percurso palavras de ordem e Justiça.
Em frente a Prefeitura Municipal, com cartazes nas mãos e faixas, os manifestantes pediram por Saúde, Educação, Segurança e combate ás drogas, entre outros benefícios a sociedade.
Ainda em frente a Prefeitura Municipal, pôde-se ouvir um coro, chamando para que a prefeita Marly Sousa, saísse na sacada da Prefeitura, de onde acompanhava toda a movimentação, só que, para decepção dos que compareceram ao ato, a chefa do executivo não compareceu, manteve apenas um cinegrafista e um olheiro (pessoa usada para identificar funcionários que tivessem gritando palavras de ordem contra a mesma) de plantão.
Durante o protesto, momento
em que manifestantes cobravam
investimentos na saúde e educação
em frente a Prefeitura de Lago Açu
* Veja algumas das frases escritas em faixas e cartazes:
" Queremos Creches"
" Basta de Carros Novos! Envista na Saúde e Educação"
" Cadê o dinheiro Público para a Saúde e Educação"
" Carro Novo Pra quê? Saúde e Educação é o que importa"
" Cadê a Cultura ? E o Festival dos Peixes? O Peixe morreu afogado"
"Cadê a Cultura e Festa Junina, Queimou na fogueira?"
"Lago Açu pede Socorro"
"Um protesto, Um sorriso, Meu Juízo a Liberdade, O gigante Acordou!"
" Os crimes sem punições aqui em Lago Açu virou moda, quem tá preso é quem morre"
O momento bola fora do ato, ficou por conta de Marly Sousa, a Prefeita do município tentou organizar um grupo de 100 pessoas, que vestiam camisas com a frase " SOU DA PAZ", na tentativa de intimidar os manisfestantes, não deu certo e o pequeno grupo da Prefeita Marly Sousa, voltou para a porta da prefeitura para esperar os manifestantes.
As Frases escritas no cartazes e faixas, mencionam o momento de abandono por qual o município passa, os parentes mais próxmos da Prefeita Marly Sousa desfilam em carros de Luxo que somado chegam a quase R$ 400 mil Reais.
Talvez isso explique a falta de investimento em áreas como a da saúde, educação, saneamento básico e segurança.
O Blog diário de Lago Açu, parabeniza a sociedade Lagoaçuense, que foi as ruas cobrar pelos seus direitos de maneira democrática e não se deixou intimidar por ameças!
Não podemos também deixar de destacar o ótimo trabalho dor organizadores.
O movimento que teve início ás 17:00hs, terminou por volta das 19:00hs, sem quelquer incidente, ou ocorrências políciais, informou a Polícia Militar.