terça-feira, 30 de outubro de 2012

DEU NO VIGILANTE DO LAGO!


A Justiça de Rosário não é a mesma de Bacabal? Porque???


Prefeitura de Rosário tem contas bloqueadas pela Justiça

A juíza Rosângela Prazeres, titular da comarca de Rosário, deferiu liminar na qual determina o bloqueio de todas as contas do Município. O objetivo da medida é pagar os salários dos servidores municipais, que estão em atraso desde agosto. As contas municipais somente poderão ser movimentadas mediante determinação judicial.

Ficam bloqueados, ainda, todos os recursos do Município, sobretudo aqueles oriundos do FEP, ITR, ICS, CFM, FUS, IPM, FUNDEB, SNA, observadas as disposições referentes à vinculação dos fundos especiais às finalidades para as quais foram criados, até alcançar o limite do valor total dos salários atrasados dos seus servidores. E uma vez atingido o montante necessário para atualização do débito, proceda-se o imediato desbloqueio, comunicando-se previamente à juíza.
Prefeito Bimba
Prefeito Bimba
De acordo com o pedido do Ministério Público, diversos setores da prefeitura fizeram a denúncia, alegando atraso no pagamento dos meses de agosto, setembro e outubro. Os servidores informaram ao MP que o Poder Executivo Municipal não vem efetuando o pagamento dos servidores públicos de forma regular, acarretando em atraso salarial que alcança até quatro meses em alguns casos, a exemplo dos servidores da Casa do Idoso.
Ao procurar a administração municipal, o MP encontrou sérias dificuldades na busca de um entendimento, pois a situação não seria novidade, estendendo-se desde o mandato anterior do atual prefeito. Acrescentou que não haveria qualquer justificativa plausível para o permanente atraso salarial, uma vez que o Município de Rosário estaria recebendo regularmente os repasses oriundos do SUS, FUNDEB, FPM, PROJOVEM, dentre outros.
Em razão disso, requereu a antecipação dos efeitos da tutela, a fim de sejam bloqueados todos os recursos municipais do FUNDEB, SUS, FPM, PROJOVEM e demais repasses que se encontram nas contas do Município de Rosário, necessários ao pagamento das folhas dos meses em atraso.
Notificado para se manifestar sobre o pedido, o Município de Rosário alegou que a dificuldade no pagamento dos servidores está diretamente relacionada ao bloqueio realizado pela Receita Federal ao Fundo de Participação do Município, haja vista o atraso no pagamento da Previdência Social. Alegou, ainda, que o único mês pendente seria o de setembro/2012 e apenas para os servidores da Saúde e da Secretaria de Administração.
A manifestação da prefeitura veio acompanhada de espelho do SIAFI e de folhas de pagamento referentes aos meses de junho/2012, julho/2012, agosto/2012, setembro/2012, 13º salário, férias e pessoal da limpeza pública.
Ao deferir a liminar, a juíza citou que, como decorrência lógica do direito ao trabalho, assegura-se ao salário garantias como irredutibilidade, valor mínimo e, principalmente, sua proteção contra retenção dolosa (art. 7º, X), pois a retribuição pecuniária constitui, para a maioria dos trabalhadores, a única base de subsistência, sendo essencial para a satisfação das necessidades vitais e familiares, haja vista sua natureza alimentar (art. 100, § 1º). Logo, as normas que impõem o seu pagamento pontual e integral são inderrogáveis e de ordem pública.
No caso dos autos, os documentos demonstram, em tese, a veracidade dos fatos articulados, uma vez que declarações do presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Rosário, Bacabeira e Presidente Juscelino e da secretária Municipal de Assistência Social de Rosário convergem no sentido de indicar a ocorrência de atraso salarial por parte do município.
Segundo a magistrada, também há perigo de dano irreparável ou de difícil reparação, pois o prolongamento do atraso noticiado nos autos comprometerá ainda mais a dignidade humana e o mínimo existencial dos servidores municipais, haja vista o comprometimento da qualidade de vida, pois a verba salarial constitui meio satisfação das necessidades básicas de sobrevivência do trabalhador e de sua família, sobretudo daqueles que recebem remuneração mínima.
A juíza Rosângela Prazeres determinou, também, a intimação do representante legal do Município de Rosário, para que providencie as medidas necessárias ao pagamento dos salários em atraso aos servidores públicos municipais, inclusive contratados, enviando as respectivas folhas de pagamento ao Banco do Brasil, no prazo de 72 horas, conforme bloqueio judicial determinado, demonstrando em juízo, o cumprimento da obrigação, no mesmo prazo. A multa diária em caso de descumprimento é de R$ 5 mil.

E-MAIL DO LEITOR

 Recebemos o e-mail do leitor que se identificou apenas como psicólogo, bom seria que os  e-mails viessem assinados pelos autores, mas  mesmo assim a edição do blog decidiu publicar!


autor do e-mail:

Manifesto aqui toda a minha indignação, como já havia postado um comentário na matéria " LAGO AÇU ENTREGUES AS DROGAS", publicado por este blog, em discussão a culpa ou o(s) principal(ais) responsável (aveis), pelo alto índice de criminalidade no município, as vezes já me fiz essa pergunta hoje no meu ponto de vista tenho a resposta: O culpado são todos aqueles que se omitem a existência do grave problema. O estado e o município são os maiores culpados pelo não combate a criminalidade, o estado por que não cumpre o seu papel de fiscalizador dos crimes cometidos, a dias vemos crimes cometidos sem nenhum penalidades aplicada aos agressores , matar no Brasil , no município de Conceição do Lago Açu ficou mais simples do que roubar por exemplo, se roubar a detenção e Leis severas , mas se matar apenas 48 horas o separam do privilégio de responder o delito em liberdade,o Município por outro lado não tem um representante a altura do diálogo com a sociedade civil para tentar uma maneira de discutir a gravidade do problema e além do mais se omiti ao não cobrar mais seriedade e ações do estado, o alto e crescente uso das drogar entorpecentes é um outro grande responsável pelo aumento da criminalidade, A Polícia sabe aonde estão os maiores cometedores do delito , mas por algum motivo nada fazem, e a droga avança viciando nossos filhos, a sociedade também tem sua parcela de culpa , por que não denúncia aos órgãos competentes: Promotorias, comandos de polícia, Secretaria de Segurança, entre outros o problema vai persistindo, e o município vai ficando cada vez mais entregue as ações criminosas!

Psicólogo!

APRESENTADOR ZÉ RAIMUNDO RODRIGUES FORA DAS TELAS?


Zé Raimundo está fora de programa da TV Difusora.




A direção da TV Difusora informou, nesta segunda-feira (29), que o jornalista
 José Raimundo Rodrigues não levará mais ao ar um dos programas que 
apresentava na emissora, o Difusora Agora.


O anúncio oficial foi feito pela filha do apresentador, a também jornalista 
Karla Bianca, em sua página pessoal no Facebook.
“Com 34 anos de profissão, o profissional está mais do que pronto para
 voos maiores. Deus fecha uma porta, mas sempre abre outra…”, escreveu ela.


Na página do Maranhão TV na internet, Zé Raimundo explicou assim o motivo
 da retirada do programa do ar.


“A partir de hoje, dia 29 de outubro de 2012, depois de 3 anos e 30 dias no ar,
 o Diretor Leonardo Gomes me informou que o programa saiu da grade de 
programação local. Motivo alegado: a veiculacao do vídeo-formação de 
milícia Edivaldo, no Difusora Agora, o que teria resultado em uma multa 
de 200 mil reais para a emissora!… A responsabilidade pela exibição
 do vídeo fora do horario eleitoral, nao me diz respeito! O meu comentário, 
respaldado pela decisão da Justiça Eleitoral de mandar retirar o vídeo 
do ar, foi tecnicamente correto, como corretas e bem fundamentadas foram todas
 as colocações que fiz ao longo do período de apresentação do programa!… 
Fica registrado o meu agradecimento por tudo o que representou, para mim, 
ter sido o Ancora do programa Difusora Agora!”


O blog já tentou contato com a direção da TV, mas ainda não obteve retorno.

A princípio, não há informação sobre se o outro programa apresentado pelo jornalista,
 o Maranhão TV, continuará a ser exibido.




Fonte: Blog do Gilberto Léda 

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

FURACÃO SANDY É REBAIXADO PARA CICLONE E ATINGE COSTA LESTE DO EUA


Ciclone pós-tropical Sandy atinge costa leste dos EUA

Atualizado em  29 de outubro, 2012 - 22:46 (Brasília) 00:46 GMT
Sandy / Reuters
Reclassificada como ciclone pós tropical, Sandy atingiu a costa sul de Nova Jersey
Rebaixado ao nível de 'tempestade pós-tropical' por suas características climáticas, o furacão Sandy tocou o solo americano na costa sul do Estado de Nova Jersey na noite desta segunda-feira, segundo informou o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês).
Apesar da mudança de categoria, o órgão alertou que a chuva torrencial e os ventos fortes de até 140 km/h não perderam força e podem ainda causar grandes estragos na região.
Autoridades já temem que a tormenta se torne uma das maiores catástrofes naturais da histórica recente dos EUA, causando prejuízos bilionários e deixando milhares de desabrigados.
Desde o último fim de semana, o ciclone, até então considerado um furacão, já causou a paralisação de importantes serviços em diversos Estados americanos, de cancelamento de voos ao fechamento de escolas e transportes públicos.
Segundo a imprensa americana, pelo menos 2,2 milhões de pessoas em 11 Estados do país, além do Distrito de Colúmbia, já estariam sem luz devido à tormenta. A distribuidora de energia National Grid informou que até 60 milhões de americanos podem ficar às escuras nas próximas horas.
As chuvas torrenciais e os ventos fortes também já forçaram milhares a abandonar suas casas e apartamentos.
Os meteorologistas previam que a colisão da tempestade com uma frente fria, assim que a tormenta atingisse o solo americano, criaria uma "super tempestade" que provocaria um aumento rápido do nível do mar e dos rios, possíveis tempestades de neve e cortes de energia da Carolina do Norte ao Maine.
Foto: Getty
Fachada de edifício em Chelsea cedeu com ventos fortes
As autoridades afirmaram, ainda, que as marés altas, influenciadas pela lua cheia, podem elevar o nível do mar em mais de quatro metros.
Subiu também de nove para 12 o número de Estados americanos a declarar estado de emergência, além do distrito de Colúmbia, onde se localiza a capital do país, Washington.
Devido à tempestade, mais de 2 milhões de estudantes tiveram as aulas canceladas em Nova York, Filadélfia, Boston e Baltimore, enquanto o acesso a universidades e repartições federais em Washington, além de edifícios públicos foi bloqueado.
A Bolsa de Nova York foi fechada nesta segunda-feira e permanecerá sem operar na terça-feira. Desde 1985, o pregão da cidade não era fechado por causa de um fenômeno climático, quando o furacão Glória atingiu a 'Big Apple'.
A tormenta também provocou o cancelamento de milhares de voos, incluindo entre o Brasil e os EUA. Pelo menos 16 voos foram cancelados entre os dois países.

Nova York em alerta

Uma das cidades onde a tempestade pode causar grandes estragos é Nova York, alertam os especialistas. As ruas da 'Big Apple' amanheceram vazias nesta segunda-feira.
O sistema de transportes públicos, como o metrô da cidade, permanece interrompido.
Na noite desta segunda-feira, a fachada de um prédio no distrito de Chelsea, em Manhattan, desmoronou.
Autoridades bloquearam as ruas próximas a um edifício residencial de 80 andares em construção, onde um guindaste corria o risco de cair de tanto balançar.
Como medida de precaução, foram retiradas mais de 375 mil pessoas das áreas de risco e, posteriormente, transferidas para 76 abrigos montados em escolas.
Mais cedo, o governador de Nova Jersey, Chris Christie, foi enfático em sua recomendação: "Não seja idiota, saia".
Muitos moradores estão estocando alimentos e mantimentos como forma de precaução.
O presidente Barack Obama e seu rival, o republicano Mitt Romney, tiveram de cancelar diversos eventos de suas campanhas para a Presidência dos Estados Unidos.
Votações antecipadas, que estavam previstas para ser realizadas em diferentes partes do país, foram canceladas.
Por onde passou, o furacão Sandy causou estragos. A tormenta atravessou o Caribe na semana passada, deixando pelo menos 67 mortos, 51 dos quais no Haiti.

LAGO AÇU ENTREGUE A CRIMINALIDADE?

A onda de criminalidade que temos visto no município Maranhense de Conceição do Lago Açu, que tem apenas um pouco mais de 14 Mil habitantes é de assustar.

São ocorrências diárias de homicídios, tentativas de assassinatos, agressões, violência contra a mulher e o idoso, prostituição infantil e até mesmo agora uma grave ameça a vida dos alunos, nem mesmo as crianças estão a salvos da ira dos delinquentes.

Dados de 2010 já apontavam que o município de Lago Açu, já estaria a beira de um colapso no sistema de segurança pública.

Para se ter uma ideia da gravidade da coisa , no ano de 2010 o pequeno município maranhense já era apontado como a 4ª cidade do maranhão em violência doméstica contra as mulheres.


município de Conceição do Lago Açu, é a 4ª cidade no ranking
de violência doméstica contra as mulheres, segundo dados de 2010
da SEMU - Secretaria de Estado da Mulher

De acordo com dados do ano de 2010,  da Secretaria de Estado da Mulher - SEMU, o pequeno município de Conceição do Lago Açu,  distante 314 KM da capital maranhense,  que tem uma população de um pouco mais de 14 Mil habitantes, é o quarto município mais violento quando se trata de violência doméstica contra a mulher, Lago Açu ficou atrás apenas das das três maiores cidades do interior do estado e da capital São Luis.

confira dados da secretaria de Estado da Mulher em relação
a violência doméstica no estado:

São Luis -  corresponde a 30% das ocorrências do estado
Imperatriz - corresponde a 8% das ocorrências do estado
Timom -     corresponde a  4% das ocorrências do estado
Lago Açu - corresponde a  3% das ocorrências do estado
Fonte : SEMU

Conforme a assistente social do Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRAMSV), Ariana Martins, casos como esse são rotineiro em São Luís. Somente o Centro, em três anos de atividade, atendeu 1.495 mulheres violentadas. "As demandas são encaminhadas tanto pela Delegacia da Mulher, quanto são espontâneas onde as mulheres que têm conhecimento do trabalho desenvolvido aqui,", revelou Ariana, informando que no CRAMSV são prestados serviços de assistência psicológica e jurídica.

Diante desta triste e  lamentável realidade , perguntamos a você de quem é a culpa pela falta de segurança no município?

 e decidimos criar uma enquete para saber da sua opinião!

FURACÃO DEVERÁ ATINGIR COSTA LESTE DO EUA


Furacão Sandy cancela voos entre o 







Brasil e a Costa Leste dos EUA




Segundo as companhias, ao menos 10 voos foram cancelados.


A tempestade pode ser a maior da história dos EUA.

Do G1 em São Paulo com agências internacionais
Comente agora
Pelo menos 10 voos entre cidades brasileiras e a Costa Leste dos Estados Unidos foram cancelados nesta segunda-feira (29) por causa do furacão Sandy. Um voo previsto para a terça-feira (30) também não deve partir.
A previsão é que o furacão chegue à Costa Leste dos EUA entre a tarde e a noite desta segunda. Apesar disso, a maior parte das companhias aéreas que operam entre os dois países não soube informar sobre a situação dos voos amanhã.
A TAM confirmou o cancelamento de dois voos que partiriam de Nova York na noite desta segunda com destino ao Brasil – um para o aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, e um que pousaria no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. Outros dois voos já haviam sido cancelados na manhã desta segunda pela TAM.


domingo, 28 de outubro de 2012

COMEMORAÇÃO DE EDIVALDO HOLANDA JR. PREFEITO ELEITO DE SÃO LUIS


Prefeito eleito, Edivaldo Holanda Júnior comemora vitória

Imirante
28/10/2012 20h23 - Atualizado em 28/10/2012 20h49
Foto: Biné Morais/ O Estado
SÃO LUÍS - O prefeito eleito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PTC) foi até o comitê, no São Francisco, para comemorar a vitória nas urnas com militantes. Confira algumas fotos.
/lib/imgBinary.asp?path=\fotos_mat\carreataedivaldo28101.jpg&width=460&height=345&interpolation=1&sharpen=0&sharpenvalue=&rotate=0/lib/imgBinary.asp?path=\fotos_mat\carreataedivaldo28102.jpg&width=460&height=345&interpolation=1&sharpen=0&sharpenvalue=&rotate=0/lib/imgBinary.asp?path=\fotos_mat\carreataedivaldo28103.jpg&width=460&height=345&interpolation=1&sharpen=0&sharpenvalue=&rotate=0/lib/imgBinary.asp?path=\fotos_mat\carreataedivaldo28104.jpg&width=460&height=345&interpolation=1&sharpen=0&sharpenvalue=&rotate=0/lib/imgBinary.asp?path=\fotos_mat\carreataedivaldo28105.jpg&width=460&height=345&interpolation=1&sharpen=0&sharpenvalue=&rotate=0/lib/imgBinary.asp?path=\fotos_mat\carreataedivaldo28106.jpg&width=460&height=345&interpolation=1&sharpen=0&sharpenvalue=&rotate=0/lib/imgBinary.asp?path=\fotos_mat\carreataedivaldo28107.jpg&width=460&height=345&interpolation=1&sharpen=0&sharpenvalue=&rotate=0/lib/imgBinary.asp?path=\fotos_mat\carreataedivaldo28108.jpg&width=460&height=345&interpolation=1&sharpen=0&sharpenvalue=&rotate=0/lib/imgBinary.asp?path=\fotos_mat\carreataedivaldo28109.jpg&width=460&height=345&interpolation=1&sharpen=0&sharpenvalue=&rotate=0/lib/imgBinary.asp?path=\fotos_mat\carreataedivaldo28110.jpg&width=460&height=345&interpolation=1&sharpen=0&sharpenvalue=&rotate=0/lib/imgBinary.asp?path=\fotos_mat\carreataedivaldo28111.jpg&width=460&height=345&interpolation=1&sharpen=0&sharpenvalue=&rotate=0

EDIVALDO HOLANDA VENCE JOÃO CASTELO

Eleições / Eleições 2012

Derrotado nas urnas, João Castelo anuncia fim da carreira política

Cíntia Araújo / Imirante
28/10/2012 19h19 - Atualizado em 28/10/2012 20h01
É necessário ter a última versão do Adobe Flash Player para a vizualização desse vídeo. Clique aqui para baixar
Foto: Biaman Prado/ O Estado
 
SÃO LUÍS - Derrotado nas urnas neste domingo (28), o prefeito João Castelo (PSDB), de 75 anos, anunciou sua aposentadoria. Durante discurso transmitido pela rádio Mirante AM após apuração dos votos, o João Castelo informou que terminará seu mandado como prefeito e não disputará mais cargos eletivos.

"Fui muito agredido, fui muito atacado e não ataquei ninguém. A vontade do povo tem que ser respeitada, eu já passei por muitas eleições. Pretendo encerrar minha carreira política", afirmou João Castelo durante o discurso.

Perfil

João Castelo Ribeiro Gonçalves, o João Castelo, é natural de Caxias (MA), é advogado e administrador, casado com a ex-prefeita de São Luís, Gardênia Gonçalves. Foi presidente do Banco da Amazônia, deputado federal por dois mandatos, governador do Maranhão, senador da República e novamente deputado federal por dois mandatos. Em 2006, foi candidato a senador, mas não obteve êxito. Pela quarta vez disputa a Prefeitura de São Luís. É filiado ao PSDB. Mais recentemente, foi presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária, a EMAP, que gerencia o Porto do Itaqui.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

QUEM SERÁ O PRESIDENTE DA CÂMARA DE CONCEIÇÃO DO LAGO AÇU?

Pois é, no momento político de Lago Açu são as únicas perguntas feitas por eleitores, políticos , entre outras pessoas ligadas no assunto.

A verdade é que a Prefeita reeleita Marly Sousa, tem tudo sob controle certo?

A final de contas ela conseguiu emplacar no legislativo Lagoaçuense 6 dos  9 legisladores. 

São Eles:

Vereadores Reeleitos: Iran Vale, Fátima Crispim, Dinho,Mazinho Rocha e Plínio Oliveira e de quebra a prefeita emplacou o sobrinho Naldinho, fechando assim os 6 eleitos na coligação da Prefeita Marly.

Restaram os vereadores eleitos pela oposição : Idelfonso, Dr.César e Pacico, que retornou ao legislativo depois de um período de 4 anos.

Bem o resultado não deveria ser melhor para o grupo e para a prefeita Marly Sousa, não fosse por um detalhe.

Como a prefeita se posicionará em relação a eleição da câmara? 

Sabendo-se que a oposição assiste de camarote a disputa pela presidência da casa, pela inferioridade do números de  vereadores eleitos (3). 

Em quanto  isso uma disputa interna e bem movimentada ocorre lá pelas bandas da situação, vamos tentar entender bem o X da questão.

Declaradamente 3 pré-candidatos a presidência da câmara municipal de Conceição do Lago Açu, correm em busca de apoio.


VEREADOR IRAN VALE ELEITO EM TODOS OS PLEITOS
MUNICIPAIS, TIDO POR MUITOS COMO MAIS EXPERIENTE
A FRENTE DO LEGISLATIVO LAGOAÇUENSE

Iran Vale -  Nunca escondeu a enorme vontade de  assumir a presidência do Legislativo Lagoaçuense, tem concentrado esforços junto a prefeita Marly , na tentativa de chegar ao convencimento der que é o melhor parlamentar para administração de Marly, Iran Vale deve lá ter seus motivos e suas razões, desde 1996, quando disputou a primeira eleição municipal, têm obtido em todos os processos eleitorais , a renovação do seu mandato, não se pode ignorar que o homem tem bagagem.

Do Outro lado entra a figura do vereador, fiel escudeiro da Prefeita Marly Sousa.


VEREADOR MAZINHO ROCHA, EM SEUS DISCURSOS
EM PALANQUE  JÁ AVISAVA QUE SE REELEITO FOSSE
SERIA O PRESIDENTE DA CÂMARA EM LAGO AÇU


Mazinho Rocha - Apoia Marly Sousa desde os tempos de colônia de  Pescadores, alguns afirmam categoricamente  que este seria o ideal para Marly, pela relação de confiança até hoje , Mazinho Rocha deve saber de todas as tramoias da prefeita Marly Sousa desde a época da Colônia de Pescadores e nunca abriu a boca para dar um "piu" contra a chefa do executivo.

Por   Último  na corrida pela  presidência  da Câmara  Municipal, 


VEREADOR REELEITO DINHO, UM  DOS
PROVÁVEIS CANDIDATOS A PRESIDENTE
DA CÂMARA MUNICIPAL DE LAGO AÇU 


Dinho - Vereador mais votado na história de Conceição do Lago Açu, com 487 votos, imbatível na região do outro lado do lago aonde concentra seus esforços políticos,  tem a fama de linha dura, daquele tipo que coloca a mulher na parede pelos seus ideais. 

Este último têm sido questionado pelo próprio grupo,  pelas poucas habilidades para presidir os trabalhos no legislativo lagoaçuense, uns falam que pela pouca escolaridade, outros pela personalidade truculenta a que dizem por aí.

Bem o fato é que será uma disputa das mais acirradas, façam suas apostas, ou melhor pensando nessa eleição pós  eleição o blog diario de Lago Açu, lança a partir de hoje enquete para saber de voçê:   

QUAL VEREADOR DEVE SER ELEITO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE LAGO AÇU?